Diário das Bibliotecas de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ferreiras.
Publicação em destaque
500 de Camões
Apresentação das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Camões.
-
Sessões de sensibilização para os riscos associados a uma má alimentação, dinamizadas na Biblioteca pelo docente Hugo Rocha, no âmb...
-
No âmbito das comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, a turma A do 8° ano homenageou o maior poeta da língua portuguesa, Lu...
-
Questionário: 5 décadas de Democracia. O que mudou? Uma exposição de 22 infografias sobre as transformações ocorridas no nosso país de...
Formação de utilizadores no 1.º Ciclo de Ferreiras 📚📚📚📚
Uma Biblioteca do Outro Mundo...
Haloween. Entra no mundo do fantástico!
HALLOWEEN 2020 NA TUA BIBLIOTECA DO 1.º CICLO ... 🎃👻🎃👻🎃👻
Quero Falar de ti... Livros são o melhor presente!
Caminhos da BE: Dia Mundial da Alimentação
Caminhos da BE: Dia Mundial da Alimentação
Quino, o pai da irreverente Mafalda. Um autor a não esquecer.
Quino, o autor de banda desenhada argentino que criou a figura da Mafalda, uma criança respondona e politicamente incorrecta, morreu esta quarta-feira, aos 88 anos. Nascido em Mendoza, a 17 de Julho de 1932, Joaquín Salvador Lavado Tejón morreu nesta mesma cidade.
Autor de BD, historiador gráfico e ensaísta, Quino conheceu o mundo do desenho ainda criança, por via da relação com um tio desenhador gráfico, que entretinha os seus três sobrinhos com essa sua arte.
A Mafalda é apenas uma das personagens – a mais conhecida – a que deu vida ao longo da sua carreira.
Vem à tua BE e atreve-te a ler o magnífico exemplar de 2001 que temos para ti.
MIBE 2020: Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar.
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). Este ano temos como tema Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar e tem como base o Objetivo número 3 do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade.

É uma excelente oportunidade para as bibliotecas escolares mostrarem o trabalho que desenvolvem, pois pretendem ser um serviço de referência nas escolas.
LER _ Leitura e Escrita: Recursos.
O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG – lançaram publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, numa sessão online, no passado dia 22 de setembro.
Oferece «a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber. Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística. Permitirá compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.»
acedido em http://www.pnl2027.gov.pt/np4/ler_plataforma.html
Vamos manter-nos seguros: normas para empréstimo.
Vamos manter-nos seguros na nossa BE: novas regras.
Vamos manter-nos seguros.
II Webinar “Ensinar e Aprender Português”
Inscrição (gratuita) até às 14h do dia anterior, 9 de setembro: Formulário de inscrição
Na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, com início às 14:30h, realiza-se uma Webinar sobre «ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS» que tem por objetivo explorar as funcionalidades e os recursos digitais desta plataforma orientada para a aprendizagem das competências de leitura e escrita dos alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, que poderá ser de grande utilidade tanto em aulas presenciais como em trabalho à distância, permitindo um feedback de qualidade e o respeito pelo ritmo diferenciado de aprendizagem de cada aluno.
A organização do evento conta com a participação da investigadora do CIEC, Fernanda Leopoldina Viana.
Prioridades para a BE 2020-2021
Ali Babá e os 40 Ladrões...
Ali Babá e os 40 Ladrões ...
Ali Babá e os 40 Ladrões ...
Ali Babá e os 40 ladrões...
Entrai na nossa galeria ...
Inês de Castro sob o olhar do 9.º A
A PRAÇA DOS POETAS
Dia do Autor Português
Espaços em que Portugal se integra- UE
União Europeia: Espaços em que Portugal se Integra
todos os Cidadãos da União Europeia
Relembremos que em 1950, Robert Schuman disse:«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.»
OS 7 PRINCÍPIOS DA CRUZ VERMELHA!
INDEPENDÊNCIA, VOLUNTARIADO,
UNIDADE, UNIVERSALIDADE
No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por JoséAntónio Marques, e iniciou a sua atividade em 1865.Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros eFeridos e Doentes em Tempo de Guerra”.A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesaencontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena
Humanidade
A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.
Imparcialidade
A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
NeutralidadeA Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.IndependênciaA Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.VoluntariadoA Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.UnidadeA Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.UniversalidadeA Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.
Cruz Vermelha PortuguesaAlto Comissariado para as Migrações
Histórias ao deitar!
Ler, ler sempre, ler em qualquer lugar...
Acompanha a leitura de histórias pelos próprios autores, todos os dias da semana, às 21 horas no Instagram@leya_portugal. (stories)
Esperamos que gostes e que os mais pequenos possam adormecer sossegados depois de escutarem a melhor literatura infantil contada por quem a escreve…
7 dias com os media 2020 - poesia para os nossos ouvidos
Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.
Dia Mundial da Língua Portuguesa por António Sampaio da Nóvoa,
O 25 de Abril num minuto
Dia Mundial do Livro _ Testemunho António Mota
Contos da Floresta no Dia Mundial do Livro.
Dia Mundial do Livro
Desde 1996 e por decisão da UNESCO é comemorado a 23 de abril.
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
10 CONSELHOS PRÁTICOS E@D
#ESTUDOEMCASA
Aproveitem e estudem bem!
Link de acesso aos Canais do #EstudoEmCasa no Youtube
#estudoemcasa _ youtube
A aplicação #EstudoEmCasa está disponível para Smartphone e Tablet, nas plataformas IOS e Androi
- Os teus conteúdos programáticos organizados por anos de escolaridade
Não percas nem um minuto da tua aula, com a funcionalidade de continuar a ver a partir do ponto onde ficaste
Partilha as aulas com os teus colegas
A tua sala de aula vai estar sempre contigo
Tudo o que necessitas para o teu #EstudoEmCasa numa única aplicação!