Formação de utilizadores no 1.º Ciclo de Ferreiras 📚📚📚📚

Este ano a nossa nossa formação de utilizadores da biblioteca escolar do 1º ciclo de Ferreiras foi diferente, a equipa da BE foi a todas as salas de aulas para relembrar as novas regras de segurança e funcionamento da nossa biblioteca. A equipa da BE de Ferreiras deixa um especial agradecimento a todo carinho com que foi recebida nas salas de aulas por alunos e professores.

Uma Biblioteca do Outro Mundo...

Eis que temos uma Biblioteca numa nova realidade, logo com novas regras. Revê aqui tudo o que aprendeste na BE, na sessão de formação de utilizadores. Clica e acede a uma BIblioteca do Outro Mundo, à distância de apenas um clique. Passa pelas nossas redes sociais e pelo nosso canal Youtube. Explora a nossa Biblioteca Digital. Aproveita. Diverte-te. Obrigada a todos os alunos e a todos os professores que connosco colaboraram.

Haloween. Entra no mundo do fantástico!

Aproveita este dia da melhor forma e diverte-te. Joga, canta e aprende connosco.

HALLOWEEN 2020 NA TUA BIBLIOTECA DO 1.º CICLO ... 🎃👻🎃👻🎃👻

Vamos aprender algum vocabulário em inglês. Clica no fantasminha!

Quero Falar de ti... Livros são o melhor presente!

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa BE tem o prazer de vos presentear com o lançamento do livro digital, Quero falar de ti..., álbum, no qual desfilam os animais de estimação dos nossos alunos,
Este livro surge no âmbito do MIBE e do dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza.  Foi elaborado pela docente da disciplina Educação Moral Religiosa e Católica, Inácia Ferro, em colaboração com a BE.
Um bem-haja a todos. 



                                                                      (veja em modo écran inteiro/fullscreen)


Caminhos da BE: Dia Mundial da Alimentação

Na BE, Todos os caminhos levam à saúde e ao bem estar. Aprende, joga e diverte-te.


OUTUBRO É O MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES. 📖

VEM À BIBLIOTECA E PARTICIPA NAS ATIVIDADES! 
 





 

 

              4 de outubro, Dia do Animal! 😺

                           Vem à BE e leva uma história sobre o teu animal preferido!

                                                               Esperamos por ti! 


Quino, o pai da irreverente Mafalda. Um autor a não esquecer.

   Quino, o autor de banda desenhada argentino que criou a figura da Mafalda, uma criança respondona e politicamente incorrecta, morreu esta quarta-feira, aos 88 anos. Nascido em Mendoza, a 17 de Julho de 1932, Joaquín Salvador Lavado Tejón morreu nesta mesma cidade.

   Autor de BD, historiador gráfico e ensaísta, Quino conheceu o mundo do desenho ainda criança, por via da relação com um tio desenhador gráfico, que entretinha os seus três sobrinhos com essa sua arte.

  A Mafalda é apenas uma das personagens –  a mais conhecida – a que deu vida ao longo da sua carreira.

    Vem à tua BE e atreve-te a ler o magnífico exemplar de 2001 que temos para ti. 

Tributo a Quino de Bib ferreiras

MIBE 2020: Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar.

    Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). Este ano temos como tema Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar e tem como base o Objetivo número 3 do Desenvolvimento Sustentável  da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade. 

    A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, pretende celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social dos nossos alunos.

  É uma excelente oportunidade para as bibliotecas escolares mostrarem o trabalho que desenvolvem, pois pretendem ser  um serviço de referência nas escolas.

                                                      adaptado de https://www.rbe.mec.pt/np4/2614.html

LER _ Leitura e Escrita: Recursos.

   O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG – lançaram publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, numa sessão online, no passado dia 22 de setembro.

  Oferece «a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber. Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística. Permitirá compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.»

                                                                            acedido em   http://www.pnl2027.gov.pt/np4/ler_plataforma.html




Vamos manter-nos seguros: normas para empréstimo.

Que bom! Todos podemos continuar a ler na sala de aula ou em casa.
Serviços e normas da BE de Bib ferreiras

Vamos manter-nos seguros na nossa BE: novas regras.

Este ano tudo está diferente. A nossa BE não é exceção. Vamos todos cumprir. Estar em segurança, depende de cada um de nós.
Guia de procedimentos de Bib ferreiras

Vamos manter-nos seguros.

As regras de acesso e permanência na nossa escola são importantes, manter a #escolaemsegurança depende de cada um de nós!

II Webinar “Ensinar e Aprender Português”



Veja o Programa  aqui.

Inscrição (gratuita) até às 14h do dia anterior, 9 de setembro:  Formulário de inscrição

      Na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, com início às 14:30h, realiza-se uma Webinar sobre «ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS» que tem por objetivo explorar as funcionalidades e os recursos digitais desta plataforma orientada para a aprendizagem das competências de leitura e escrita dos alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, que poderá  ser de grande utilidade tanto em aulas presenciais como em trabalho à distância, permitindo um feedback de qualidade e o respeito pelo ritmo diferenciado de aprendizagem de cada aluno.

      A organização do evento conta com a participação da investigadora do CIEC, Fernanda Leopoldina Viana.

Prioridades para a BE 2020-2021


in https://rbe.mec.pt/np4/2590.html 

    A Rede de Bibliotecas Escolares, na programação do ano letivo de 2020/ 2021, perante o aumento da imprevisibilidade de funcionamento das escolas e, consequentemente, das bibliotecas, considera necessário encarar a possível existência de diferentes cenários, devendo acautelar-se a flexibilização na transição entre trabalho presencial, misto e não presencial. É neste sentido que as bibliotecas escolares devem adaptar os seus regulamentos de funcionamento a estes diferentes cenários e tipos de trabalho.       As prioridades que se estabelecem não se constituem como novidade, mas antes como evolução natural, numa sociedade cada vez mais digital. Os constrangimentos levantados recentemente apenas reforçaram a emergência de tornar as bibliotecas cada vez mais híbridas. É nesse sentido que se apresentam as prioridades acima, as quais não invalidam os restantes aspetos considerados como fatores críticos de sucesso para a ação das bibliotecas, amplamente identificados no âmbito deste Programa.

Estamos de volta.

Mensagem Mistério

Eis as nossas sugestões para as vossas férias.

Ali Babá e os 40 Ladrões...

Campeonato de leitura Inter Turmas do 6.º ano em Kahoot.


     Os alunos da turma B do 6.º ano nvolveram-se num capenato de leitura a partir das obras de leitura orientada no âmbito da disciplina de Português. A animação foi muita, pois a disputa entre as equipas de leitores ficou ao rubro. Obrigada a todos os alunos e  à professoras Magda Rebocho. Foi um prazer trabalhar convosco.

Eis os resultados:



Ali Babá e os 40 Ladrões ...

Campeonato de leitura Inter Turmas do 6.º ano em Kahoot.


     Os alunos da turma D do 6.º ano nvolveram-se num capenato de leitura a partir das obras de leitura orientada no âmbito da disciplina de Português. A animação foi muita, pois a disputa entre as equipas de leitores ficou ao rubro. Obrigada a todos os alunos e  à professoras Regina Batista. Foi um prazer trabalhar convosco.

Eis os resultados:



Ali Babá e os 40 Ladrões ...

 Campeonato de leitura Inter Turmas do 6.º ano em Kahoot.


     Os alunos da turma C do 6.º ano nvolveram-se num capenato de leitura a partir das obras de leitura orientada no âmbito da disciplina de Português. A animação foi muita, pois a disputa entre as equipas de leitores ficou ao rubro. Obrigada a todos os alunos e  à professoras Regina Batista. Foi um prazer trabalhar convosco.

Eis os resultados:

Ali Babá e os 40 ladrões...

 Campeonato de leitura Inter Turmas do 6.º ano em Kahoot.


     Os alunos da turma A do 6.º ano nvolveram-se num capenato de leitura a partir das obras de leitura orientada no âmbito da disciplina de Português. A animação foi muita, pois a disputa entre as equipas de leitores ficou ao rubro. Obrigada a todos os alunos e  à professoras Célia Mesias. Foi um prazer trabalhar convosco.

Eis os resultados: 


<

Entrai na nossa galeria ...

Powered by emaze

   Esta atividade resultou  da conclusão do estudo da unidade temática Praça dos Poetas e  foi desenvolvida no âmbito do E@D em articulação curricular com as disciplinas de Português e de Educação Visual. 

Inês de Castro sob o olhar do 9.º A

Mais uma batalha ganha no âmbito das competências digitais. Articulação curricular da disciplina de Português com a BE. Obrigada a todos.

A PRAÇA DOS POETAS

Divirtam-se com esta breve apresentação do desempenho dos alunos da turma A do 9.º Ano e aproveitem e joguem também. Cliquem sempre no Top 100, as surpresas estão todas aí.

Esta unidade temática foi trabalhada e dinamizada no âmbito do E@D e em articulação com as disciplinas de Português e de Escola Mais. Os jogos  foram elaborados a partir do manual de Português e foram dinamizados durante as aulas síncronas  das  disciplinas envolvidas. 
 

Dia do Autor Português

                  Em homenagem aos autores portugueses, as bibliotecas escolares desejam-vos boas leituras. 
Eis uma boa coleção:

                                                               Dia do autor Português 


Espaços em que Portugal se integra- UE

    Eis o resultado do trabalho das turmas do 6º ano no âmbito da disciplina de HGP. Clica no link abaixo e diverte-te com os desafios que te preparámos. Testa os teus conhecimentos.

   Esta atividade iniciou-se presencialmente a quando do projeto de promoção da Literacia da Informação na BE, planificada em conjunto com a docente Manuela Carvalho e concluída na modalidade de E@D. Os jogos foram elaborados a partir dos trabalhos feitos pelos alunos na BE no âmbito da disciplina de HGP e trabalhados nas respetivas aulas síncronas  durante o 3.º Período. 




União Europeia: Espaços em que Portugal se Integra

   No âmbito do Ensino@Distância 2020, as turmas do 6º ano de escolaridade realizaram trabalhos sobre a União Europeia na disciplina de História e Geografia de Portugal, sob a orientação da docente Manuela Carvalho. Eis o resultado.




Obrigada a todos os que connosco colaboram.

todos os Cidadãos da União Europeia

9 de maio é o DIA DA EUROPA.

    Ouçamos o hino oficial da União Europeia: o Hino da Alegria (poema escrito por Friedrich Schiller em 1785 e cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de  Beethoven)
 

Relembremos que  em 1950, Robert Schuman disse: 

«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.
    A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
    A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.»

              Fonte 
             Fundação Robert Shuman
                 

OS 7 PRINCÍPIOS DA CRUZ VERMELHA!

   

Cruz Vermelha Portuguesa - Comunicado Cruz Vermelha Portuguesa



     HUMANIDADE, IMPARCIALIDADE, NEUTRALIDADE,
                INDEPENDÊNCIA, VOLUNTARIADO,
                    UNIDADE, UNIVERSALIDADE

    No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
 do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
 enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.
     Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José 
António Marques, e iniciou a sua atividade em 1865. 
Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros e 
Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.     
    A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa 
encontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
 
 Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena 
em 1965.  
Humanidade
    A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.

Imparcialidade
    A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
 
Neutralidade
    A Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.

Independência
    A Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Voluntariado
    A Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.

Unidade
    A Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.

Universalidade
    A Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.

                                                                     Fontes:
Cruz Vermelha Portuguesa
Alto Comissariado para as Migrações

 

Histórias ao deitar!

        Ler, ler sempre, ler em qualquer lugar...

       Acompanha a leitura de histórias pelos próprios autores, todos os dias da semana, às 21 horas no Instagram@leya_portugal. (stories)

      Esperamos que gostes e que os mais pequenos possam adormecer sossegados depois de escutarem a melhor literatura infantil contada por quem a escreve…












7 dias com os media 2020 - poesia para os nossos ouvidos



      Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.
     Esta operação promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) pretende continuar a promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha em http://www.7diascomosmedia.pt/ de atividades e projetos registados pelos participantes.

A nossa língua por Caetano Veloso

Dia Mundial da Língua Portuguesa por António Sampaio da Nóvoa,




     O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial) e é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.
     É uma língua cada vez mais global, prevendo-se que, no final deste século, seja falada por 500 milhões de pessoas, o que lhe confere uma dimensão mundial que é justamente celebrada
                                                                                                                                    in  http://www.pnl2027.gov.pt/np4/diamundialdalinguaportuguesa.html   acesssível em 05-05-2020

O 25 de Abril num minuto

Eis uma explicação curta e concisa.
No dia 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população. Num minuto saiba como funcionava o Estado Novo e o que aconteceu no dia da revolução.


Dia Mundial do Livro _ Testemunho António Mota


O Autor António Mota fala-nos da importância deste dia MUNDIAL DOS LIVROS E DAS BIBLIOTECAS.



Contos da Floresta no Dia Mundial do Livro.

Um livro, uma história, um tigre, uma floresta...no Dia Mundial do Livro.


Dia Mundial do Livro

Sabias que: 

Desde 1996 e por decisão da UNESCO é comemorado a 23 de abril.

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

10 CONSELHOS PRÁTICOS E@D


Nos tempos que correm, o ensino à distância tornou-se uma prática do dia a dia. 
Eis os conselhos que o Ministério da Educação nos recomenda. 



#ESTUDOEMCASA

Tudo pronto para estudar em casa?
Como sabem, as aulas são transmitidas na televisão, na RTP Memória, Depois, podem vê-las aqui, quando quiserem e ao vosso ritmo.
Aproveitem e estudem bem!


Estudo em Casa - RTP

Encontrem aqui as vossas aulas.


As aulas são transmitidas no canal RTP Memória, nos dias úteis, entre as 09:00 e as 17:50


Link de acesso aos Canais do #EstudoEmCasa no Youtube

#estudoemcasa _ youtube 


A aplicação #EstudoEmCasa está disponível para Smartphone e Tablet, nas plataformas IOS e Androi
    Os teus conteúdos programáticos organizados por anos de escolaridade
    Não percas nem um minuto da tua aula, com a funcionalidade de continuar a ver a partir do ponto onde ficaste
    Partilha as aulas com os teus colegas
    A tua sala de aula vai estar sempre contigo

  • Tudo o que necessitas para o teu #EstudoEmCasa numa única aplicação!

#Estudoemcasa- app da RTP








Publicação em destaque

MIBE- a festa das Bibliotecas (programa)

      Outubro é mês de festa nas Bibliotecas Escolares. Passa por nós e participa nas atividades.      Vem divertir-te entre livros, leitur...