Avançar para o conteúdo principal

OS 7 PRINCÍPIOS DA CRUZ VERMELHA!

   

Cruz Vermelha Portuguesa - Comunicado Cruz Vermelha Portuguesa



     HUMANIDADE, IMPARCIALIDADE, NEUTRALIDADE,
                INDEPENDÊNCIA, VOLUNTARIADO,
                    UNIDADE, UNIVERSALIDADE

    No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
 do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
 enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.
     Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José 
António Marques, e iniciou a sua atividade em 1865. 
Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros e 
Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.     
    A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa 
encontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
 
 Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena 
em 1965.  
Humanidade
    A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.

Imparcialidade
    A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
 
Neutralidade
    A Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.

Independência
    A Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Voluntariado
    A Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.

Unidade
    A Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.

Universalidade
    A Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.

                                                                     Fontes:
Cruz Vermelha Portuguesa
Alto Comissariado para as Migrações

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CINCO DÉCADAS DE DEMOCRACIA. O QUE MUDOU?

Questionário: 5 décadas de Democracia. O que mudou?       Uma exposição de 22 infografias sobre as transformações ocorridas no nosso país desde a década de 1970 até à atualidade,   no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional publicadas pela Pordata.  Foram oferta da Fundação Francisco Manuel dos Santos ao nosso agrupamento no âmbito da parceria com a RBE e da inscrição das nossas bibliotecas na iniciativa "Abril depois de abril".   Em articulação curricular com a disciplina de Geografia, a Biblioteca Escolar  organizou a visita a esta exposição para os alunos das 4 turmas do 8º ano. A planificação da atividade foi realizada em conjunto pela professora bibliotecária (PB), Elisabete Estevens, e pela docente de Geografia, Dália Tardão, que viu nestas infografias uma oportunidade de consolidação dos conteúdos programáticos abordados ao longo do ano letivo.      De telemóvel na mão, os nossos alunos...

Somos o que comemos.

       Sessões de sensibilização  para os riscos associados a uma má alimentação, dinamizadas  na Biblioteca pelo docente Hugo Rocha, no âmbito do Dia da Alimentação e da disciplina de Educação Física.         Partilhamos a seguir, A Grande Reportagem SIC «Somos o que comemos.»        Entretanto, as campanhas de saúde pública têm sensibilizado a população para os riscos associados a uma má alimentação, mas a mudança de hábitos alimentares depende sobretudo da escolha informada de cada um de nós…        A prevenção de doenças como a Diabetes, Doenças Cardiovasculaes, Obesidade e Cancro começa na infância.  “Se sistematicamente as dietas forem desequilibradas, sobretudo em fases sensíveis da vida, a probabilidade da doença se expressar é francamente maior” , quem o diz é a pediatra Carla Rego. A verdade é que quase metade das crianças portuguesas com 7 e 8 anos apresentam excesso de peso ou...