O Monstro Bibi. A IA também pode ser escritora?




   
A IA também pode ser escritora? 
   Não é que depois do Trincas, apareceu na biblioteca o nosso monstro Bibi? 
Os alunos do 3° A gostaram tanto do monstro que inventaram, que a professora bibliotecária, Elisabete Estevens, propôs-lhes um desafio. Porque não pedir ajuda à IA? Será que ela também é escritora? Oh, exclamaram todos. Depois de um pequeno diálogo sobre IA, os alunos deitaram mãos ao trabalho. Pediram ajuda ao chat Gemini, deram as indicações necessárias e seguiram sugestões do chat e mais... Pediram-lhe que gerasse uma imagem do monstro Bibi. Foi uma tarde incrível.
   Aprendemos que a IA pode ajudar-nos e que é sempre melhor partir do que já sabemos e imaginamos ao invés de apenas copiar. O chat foi simpático! Ajudou a compor a história e gerou a imagem. 
   Mas a equipa da BE não ficou por aqui. Para assegurar o futuro desta história, deitou mãos à voz e fez um podcast, que está publicado no canal do YouTube da biblioteca, BibFerreiras, para ouvires quando quiseres. Passa por lá. 
    Ah, este áudio acompanhou os nossos marcadores, pois foi transformado em QR code e colado em cada um deles. Esperemos que os alunos de Vale Parra gostem. 
    Esta atividade foi adaptada do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" e faz jus ao lema do MiBE "Palém das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias". 
Obrigada a todos. Um especial agradecimento à professora titular Célia Jacinto e às professoras colaboradoras Clementina Jorge, Conceição Reis e Noémia Pinheiro que deram voz à história do monstro BiBi.

Sem comentários:

Enviar um comentário