Avançar para o conteúdo principal

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES





No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CINCO DÉCADAS DE DEMOCRACIA. O QUE MUDOU?

Questionário: 5 décadas de Democracia. O que mudou?       Uma exposição de 22 infografias sobre as transformações ocorridas no nosso país desde a década de 1970 até à atualidade,   no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional publicadas pela Pordata.  Foram oferta da Fundação Francisco Manuel dos Santos ao nosso agrupamento no âmbito da parceria com a RBE e da inscrição das nossas bibliotecas na iniciativa "Abril depois de abril".   Em articulação curricular com a disciplina de Geografia, a Biblioteca Escolar  organizou a visita a esta exposição para os alunos das 4 turmas do 8º ano. A planificação da atividade foi realizada em conjunto pela professora bibliotecária (PB), Elisabete Estevens, e pela docente de Geografia, Dália Tardão, que viu nestas infografias uma oportunidade de consolidação dos conteúdos programáticos abordados ao longo do ano letivo.      De telemóvel na mão, os nossos alunos procederam à leitura de um QR Code  e

‘A história da árvore Elvira’ Hora do Conto 1º ciclo

Para o mês de fevereiro, a escolha da história a ser apresentada na Hora do Conto aos 1ºs e 2º anos, assentou num exemplar da coleção Montanha Encantada -  mais concretamente ‘A história da árvore Elvira’: as aventuras de um sobreiro muito simpático e do seu amigo espantalho Zacarias. Esta história foi apresentada aos alunos pela Vanda Prazeres, através de um avental de histórias de cujos bolsos iam saindo as personagens intervenientes na história, compondo-se assim o cenário ao longo do decorrer da mesma. Por incompatibilidade do calendário escolar, este mês a Hora do Conto para o 2º ano não se realizou nas habituais 3ªs feiras, mas sim no dia 10 de fevereiro para a turma 2º A e no dia 12 de fevereiro para o 2ºB. O 1º A e o 1º B assistiram a esta atividade no dia 4 de fevereiro.