Em homenagem aos autores portugueses, as bibliotecas escolares desejam-vos boas leituras.
Eis uma boa coleção:
Diário das Bibliotecas de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ferreiras.
Mês Internacional da Biblioteca Escolar: Estás Convidado(a) para celebrar a leitura na nossa biblioteca. Vem descobrir o programa, pois a t...
Relembremos que em 1950, Robert Schuman disse:«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.»
No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por JoséAntónio Marques, e iniciou a sua atividade em 1865.Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros eFeridos e Doentes em Tempo de Guerra”.A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesaencontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena
Humanidade
A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.
Imparcialidade
A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
NeutralidadeA Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.IndependênciaA Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.VoluntariadoA Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.UnidadeA Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.UniversalidadeA Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.
Cruz Vermelha PortuguesaAlto Comissariado para as Migrações
Ler, ler sempre, ler em qualquer lugar...
Acompanha a leitura de histórias pelos próprios autores, todos os dias da semana, às 21 horas no Instagram@leya_portugal. (stories)
Esperamos que gostes e que os mais pequenos possam adormecer sossegados depois de escutarem a melhor literatura infantil contada por quem a escreve…