Publicação em destaque

500 de Camões

Apresentação das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Camões.

Dia do Autor Português

                  Em homenagem aos autores portugueses, as bibliotecas escolares desejam-vos boas leituras. 
Eis uma boa coleção:

                                                               Dia do autor Português 


Espaços em que Portugal se integra- UE

    Eis o resultado do trabalho das turmas do 6º ano no âmbito da disciplina de HGP. Clica no link abaixo e diverte-te com os desafios que te preparámos. Testa os teus conhecimentos.

   Esta atividade iniciou-se presencialmente a quando do projeto de promoção da Literacia da Informação na BE, planificada em conjunto com a docente Manuela Carvalho e concluída na modalidade de E@D. Os jogos foram elaborados a partir dos trabalhos feitos pelos alunos na BE no âmbito da disciplina de HGP e trabalhados nas respetivas aulas síncronas  durante o 3.º Período. 




União Europeia: Espaços em que Portugal se Integra

   No âmbito do Ensino@Distância 2020, as turmas do 6º ano de escolaridade realizaram trabalhos sobre a União Europeia na disciplina de História e Geografia de Portugal, sob a orientação da docente Manuela Carvalho. Eis o resultado.




Obrigada a todos os que connosco colaboram.

todos os Cidadãos da União Europeia

9 de maio é o DIA DA EUROPA.

    Ouçamos o hino oficial da União Europeia: o Hino da Alegria (poema escrito por Friedrich Schiller em 1785 e cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de  Beethoven)
 

Relembremos que  em 1950, Robert Schuman disse: 

«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.
    A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
    A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.»

              Fonte 
             Fundação Robert Shuman
                 

OS 7 PRINCÍPIOS DA CRUZ VERMELHA!

   

Cruz Vermelha Portuguesa - Comunicado Cruz Vermelha Portuguesa



     HUMANIDADE, IMPARCIALIDADE, NEUTRALIDADE,
                INDEPENDÊNCIA, VOLUNTARIADO,
                    UNIDADE, UNIVERSALIDADE

    No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
 do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
 enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.
     Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José 
António Marques, e iniciou a sua atividade em 1865. 
Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros e 
Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.     
    A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa 
encontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
 
 Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena 
em 1965.  
Humanidade
    A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.

Imparcialidade
    A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
 
Neutralidade
    A Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.

Independência
    A Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Voluntariado
    A Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.

Unidade
    A Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.

Universalidade
    A Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.

                                                                     Fontes:
Cruz Vermelha Portuguesa
Alto Comissariado para as Migrações

 

Histórias ao deitar!

        Ler, ler sempre, ler em qualquer lugar...

       Acompanha a leitura de histórias pelos próprios autores, todos os dias da semana, às 21 horas no Instagram@leya_portugal. (stories)

      Esperamos que gostes e que os mais pequenos possam adormecer sossegados depois de escutarem a melhor literatura infantil contada por quem a escreve…












7 dias com os media 2020 - poesia para os nossos ouvidos



      Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.
     Esta operação promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) pretende continuar a promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha em http://www.7diascomosmedia.pt/ de atividades e projetos registados pelos participantes.

A nossa língua por Caetano Veloso

Dia Mundial da Língua Portuguesa por António Sampaio da Nóvoa,




     O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial) e é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.
     É uma língua cada vez mais global, prevendo-se que, no final deste século, seja falada por 500 milhões de pessoas, o que lhe confere uma dimensão mundial que é justamente celebrada
                                                                                                                                    in  http://www.pnl2027.gov.pt/np4/diamundialdalinguaportuguesa.html   acesssível em 05-05-2020