Em homenagem aos autores portugueses, as bibliotecas escolares desejam-vos boas leituras.
Eis uma boa coleção:
Diário das Bibliotecas de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ferreiras.
Apresentação das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Camões.
Relembremos que em 1950, Robert Schuman disse:«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.»
No dia 8 de maio celebra-se o Dia Mundial da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho, data de nascimento
do seu fundador, Henry Dunant. Neste dia, todos devemos
enaltecer a importância e o valor da ajuda humanitária.Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por JoséAntónio Marques, e iniciou a sua atividade em 1865.Chamava-se, então, “Comissão Provisória para Socorros eFeridos e Doentes em Tempo de Guerra”.A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesaencontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d'Óbidos.
Os seus 7 princípios foram proclamados em Viena
Humanidade
A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.
Imparcialidade
A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
NeutralidadeA Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.IndependênciaA Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar dos poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.VoluntariadoA Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.UnidadeA Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.UniversalidadeA Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entreajuda.
Cruz Vermelha PortuguesaAlto Comissariado para as Migrações
Ler, ler sempre, ler em qualquer lugar...
Acompanha a leitura de histórias pelos próprios autores, todos os dias da semana, às 21 horas no Instagram@leya_portugal. (stories)
Esperamos que gostes e que os mais pequenos possam adormecer sossegados depois de escutarem a melhor literatura infantil contada por quem a escreve…