Avançar para o conteúdo principal
 Contos Nacionais Lidos por jovens

No dia 20 de janeiro, logo pela manhã, dezenas de leitores prestaram provas das suas leituras dos contos Vae Victoribus de Trindade Coelho (retirado  do livro Os Meus Amores ) e Fronteira ( do livro  Novos Contos da Montanha ) de Miguel Torga,   nas escolas do Agrupamento de Ferreiras – Escola EB. 2,3 Diamantina Negrão, Escola EB / JI de Paderne e Escola EBI de Ferreiras. Foi a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
         Contrabandistas, tempestades, abades, velhas igrejas, árvores gigantescas serviram de mote para a realização da prova escrita por parte dos nossos alunos que se juntaram num objetivo comum: o de homenagear grandes obras de grandes autores através da leitura.
      Os vencedores apurados para a fase distrital do Concurso, que decorrerá numa Biblioteca Municipal do Algarve, foram os leitores :

·         Alexandre Melnitchi do 7.º C; Beatriz Santinho e Carolina Santinho ambas do 7.º B da Escola Diamantina Negrão
·      David Mendes do 7.º A; Madalena Seabra do 7.º B e Daniela Rodrigues do 9.º A da Escola de Paderne.
      ·     Amanda Pereira do 7.º C; Inês Rodrigues do 7.º B e Daniela Gonçalves do 9.º B da Escola de Ferreiras
          
             A cerimónia de entrega de prémios e de diplomas aos vencedores decorrerá na próxima semana nas Bibliotecas Escolares de cada escola do Agrupamento.

          Parabéns aos vencedores e continuação de boas leituras!

                                                                                           A equipa da Biblioteca Escolar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Miúdos a votos.Quais os livros mais fixes? _ Edição 2022-2023

    Ano Novo, Campanha Nova.    A Biblioteca Escolar volta a desenvolver a iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” , uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.      Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso”.   Os alunos do 5.º ano seguirão os passos de um processo eleitoral político para eleger o livro preferido pelos alunos portugueses a partir dos livros nomeados para este ano.       Atividades a desenvolver:        - Participação numa sessão de esclarecimento sobre como se organiza uma campanha eleitoral;        - Organização da campanha eleitoral (de 5 de janeiro a 17 de fevereiro): criação de cartazes, autocolantes, panfletos, podcasts ... tudo para  tentar convencer os colegas a ler o livro escolhido e a votar no mesmo.      - Dinamização da campanha eleitoral (de 23 de fevereiro a 3 de março):

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES

No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!