Avançar para o conteúdo principal

Regulamento do concurso de escrita criativa 'Escrever... por tudo e por nada'

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Regulamento
Concurso de Escrita Criativa - ‘ Escrever… por tudo e por nada’ é um concurso literário promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Ferreiras.
O concurso é divido em duas partes, sendo elas:
Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos de 3º e 4º ano, em que estes deverão criar um texto cómico, na continuação de um parágrafo de uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Variante B) ‘Escrita livre’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos do 2º e do 3º ciclo, com tema livre. Os textos a concurso estarão disponíveis para votação no Facebook da Biblioteca Escolar das Ferreiras, de forma anónima e os textos finalistas serão os que tiverem mais ‘likes’.

1.      Objetivos
a)      Fomentar hábitos de leitura e escrita nos alunos de todos os níveis de ensino (desde o 1º até ao 3º ciclo).
b)      Incentivar à escrita de diferentes tipos de textos.
c)      Promover a cooperação e articulação entre diferentes níveis de ensino.
d)      Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades escolares dos educandos.

2.      Destinatários
O concurso destina-se aos alunos do 2º e 3º ano do 1º ciclo; e aos alunos do 2º e do 3º ciclo da EBI de Ferreiras. Os trabalhos deverão ser realizados nos tempos livres, nomeadamente: aulas de substituição, espaço da(s) bibliotecas escolar(es); oficina de escrita criativa, em casa, etc.
A participação no concurso é individual e cada aluno poderá participar com três trabalhos, no máximo.
Os alunos que participem no ‘ Histórias que façam sorrir’ deverão solicitar e entregar os seus textos na ficha disponibilizada na BE do 1º ciclo.
Os alunos que participem no ‘Escrita livre’ deverão enviar os seus textos para o email biblioteca1cicloferreiras@gmail.com ou enviá-los por mensagem para https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-de-Ferreiras

3 – Calendarização e entrega

Os trabalhos para a Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ deverão ser entregues até ao dia 2 de Abril de 2014;

Os trabalhos para a Variante B) ‘Escrita livre’ deverão ser enviados até às 00H do dia 22 de Abril de 2014.

4 – Critérios de seleção

A avaliação dos textos efetuar-se-á segundo os seguintes critérios:
a)      Coesão e coerência textual;
b)      Correção ortográfica;
c)      Originalidade/criatividade;
d)      Riqueza vocabular;
e)      Mensagem transmitida.

Os trabalhos concorrentes à Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ não deverão exceder o espaço reservado para o efeito, no próprio impresso de inscrição no concurso, a obter junto da equipa da biblioteca escolar.
Os trabalhos concorrentes à Variante B) ‘Escrita livre’ não deverão exceder o espaço referente a um 1 folha A4, escrito no Word, com tamanho de letra 12, letra tipo Arial.

5 – Júri

Os trabalhos para a Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ serão avaliados por membros da biblioteca escolar e elementos da Direção e serão eleitos 2 vencedores.

Os 5 trabalhos para a Variante B) ‘Escrita livre’ com mais ‘likes’ (a contagem é feita por ano escolar do concorrente) serão considerados finalistas. Os trabalhos finalistas serão apresentados a um júri composto por elementos da biblioteca escolar e elementos da Direção, sendo assim eleitos os cinco vencedores (um vencedor por cada ano escolar).
Se o júri entender poderá atribuir menções honrosas aos textos não-finalistas.

6 – Disposições finais

Todos os alunos participantes concedem autorização aos promotores do concurso, ou seja, Biblioteca Escolar de Ferreiras, para utilização exclusiva do produto final, assegurando a respetiva autoria.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

CINCO DÉCADAS DE DEMOCRACIA. O QUE MUDOU?

Questionário: 5 décadas de Democracia. O que mudou?       Uma exposição de 22 infografias sobre as transformações ocorridas no nosso país desde a década de 1970 até à atualidade,   no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional publicadas pela Pordata.  Foram oferta da Fundação Francisco Manuel dos Santos ao nosso agrupamento no âmbito da parceria com a RBE e da inscrição das nossas bibliotecas na iniciativa "Abril depois de abril".   Em articulação curricular com a disciplina de Geografia, a Biblioteca Escolar  organizou a visita a esta exposição para os alunos das 4 turmas do 8º ano. A planificação da atividade foi realizada em conjunto pela professora bibliotecária (PB), Elisabete Estevens, e pela docente de Geografia, Dália Tardão, que viu nestas infografias uma oportunidade de consolidação dos conteúdos programáticos abordados ao longo do ano letivo.      De telemóvel na mão, os nossos alunos...

Somos o que comemos.

       Sessões de sensibilização  para os riscos associados a uma má alimentação, dinamizadas  na Biblioteca pelo docente Hugo Rocha, no âmbito do Dia da Alimentação e da disciplina de Educação Física.         Partilhamos a seguir, A Grande Reportagem SIC «Somos o que comemos.»        Entretanto, as campanhas de saúde pública têm sensibilizado a população para os riscos associados a uma má alimentação, mas a mudança de hábitos alimentares depende sobretudo da escolha informada de cada um de nós…        A prevenção de doenças como a Diabetes, Doenças Cardiovasculaes, Obesidade e Cancro começa na infância.  “Se sistematicamente as dietas forem desequilibradas, sobretudo em fases sensíveis da vida, a probabilidade da doença se expressar é francamente maior” , quem o diz é a pediatra Carla Rego. A verdade é que quase metade das crianças portuguesas com 7 e 8 anos apresentam excesso de peso ou...