Publicação em destaque

500 de Camões

Apresentação das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Camões.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA



Decorreu no dia 20 de janeiro de 2017, no Auditório da Escola 2,3 de Ferreiras, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura.
No dia 25 de janeiro foi feita a entrega dos prémios aos alunos apurados para a fase seguinte.

 Parabéns aos vencedores e boa sorte para a próxima fase.


A equipa da Biblioteca Escolar




Ulisses

Tudo começou com o rapto de Helena, rainha da Grécia. Depois, seguiram-se o resgate, a construção de um cavalo gigante que enganou os troianos e uma fantástica viagem de regresso a Ítaca por parte do herói da obra de Maria Alberta Menéres: Ulisses
Tudo se complicou, porém, na viagem de regresso – Ulisses e os seus companheiros enfrentam deuses, gigantes, criaturas marinhas , tempestades, naufrágios;  vivem aventuras na ilha do Deus Éolo, na Ilha dos Infernos, no mar traiçoeiro das Sereias;  conhecem um ciclope comedor de homens, uma feiticeira que transforma homens em porcos…Enfim… Será que depois de todos estes problemas, Ulisses consegue regressar a casa?
 Foi o que os alunos das turmas de 6.º ano puderam relembrar, com a professora Marina Sampaio, após a leitura desta aventura aliciante nas aulas de Português! E tudo aconteceu na nossa Biblioteca Escolar com a preciosa colaboração desses leitores!






VAMOS CANTAR AS JANEIRAS



No dia 13 deste mês, o Grupo de Cantares das Janeiras “Força da Tradição” (Paderne) encantou os alunos das nossas escolas com a sua arte de cantar a poesia popular.
 O referido grupo, pela voz do senhor António Manuel, partilhou termos e experiências próprios desta quadra relativos a tempos mais antigos: o uso de lanternas e alforges, o percurso feito a pé por caminhos de terra e a alegria simples de cantar e desejar boas e santas festas a todos os que os recebiam e acolhiam. Uma tradição que ainda hoje se mantém.
 Tendo começado na escola E.B. 2/3 Diamantina Negrão, em Albufeira e na Escola Básica Integrada de Ferreiras esta atuação terminou na EBI de Paderne, cativando toda a comunidade escolar e mostrando que “a tradição ainda é o que é”.



                                                        A equipa das bibliotecas escolares