Mostrar mensagens com a etiqueta PromoverLeitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PromoverLeitura. Mostrar todas as mensagens

Jorge Serafim, Um Talento Sem Fim... Em Ferreiras!



De aparência robusta e afável, simples, mas marcante, apresentando-se com óculos de armação azul e sapatilhas coloridas, Jorge Serafim, a convite da Biblioteca Escolar de Ferreiras, e com a colaboração do Projeto Escolhas, visitou nos dias 18, 19 e 20 de abril o Agrupamento de Escolas de Ferreiras e a própria localidade e brindou os ouvintes com o seu talento genuíno para contar histórias.

Cantou, dançou, torceu a língua, o nariz, as orelhas, a boca, o corpo. Imitou tiques, pronúncias, sotaques, fez caretas, gestos e andares engraçados. Imitou animais, velhos, bruxas, Deus e o diabo, a mãe e o rapaz, o avô e o político, a árvore, mostrou livros divertidos e sérios, coloridos e sombrios, grandes e pequenos. Divulgou o seu próprio livro – Sonhar ao Longe…- para leitores de todas as idades

Serafim é o verdadeiro contador de histórias, histórias tradicionais portuguesas e do mundo: um narrador de humor espontâneo, capaz de prender a atenção de todos os rostos que o ouvem e que o veem, arrancando gargalhadas frequentes a crianças, jovens e adultos que, contorcendo-se de riso, por  vezes até às lágrimas, corresponderam sempre aos seus desafios, respondendo às perguntas, imitando sons, completando frases, repetindo os seus gestos.

Beneficiaram das suas histórias todas as crianças dos Jardins de Infância de Ferreiras e de Vale Serves e todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos e do 7.º ano do Agrupamento em sessões que decorreram ao longo da sua estadia na localidade. Foi aplaudido na ASCRATIA, no dia 20 de Abril  por mais de duas centenas de pessoas.

Este contador de histórias, orgulhosamente alentejano e com nome de anjo,  despediu-se de todos com o desejo  de regressar e despertou, em  todos aqueles que o conheceram de perto,  a  vontade de o receber novamente para mais momentos de boa disposição e novas aventuras saídas dos livros e das viagens dos contos que narra.



Conversa entre Livros

Nos dias 8 e 9 de Fevereiro a equipa da biblioteca escolar em parceria com o XK promoveu a divulgação dos livros adquiridos com a verba PNL.
Esta actividade teve como público alvo os alunos do 5º e 6º ano.
Através do número de requisições feitas após esta actividade, constatámos que o impacto da actividade foi bastante positivo.



1.ª Fase do Concurso Nacional de Leitura

O 2.º período começou e nada melhor do que iniciar esta nova etapa com a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Esta fase, que se realiza a nível de escola, contou com a participação de 40 alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano e teve lugar no dia 6 de janeiro de 2012, pelas 10 horas no auditório. As obras lidas foram "Contos Exemplares" de Sophia Mello Breyner e o "Fogo e as Cinzas" de Manuel da Fonseca.


Os Professores de Língua Portuguesa durante a realização do Concurso Nacional de Leitura


Os alunos a realizarem a prova de eliminação da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Dia Internacional para Tolerância


O dia 16 de Novembro é o Dia Internacional da Tolerância, e este ano celebrámo-lo  a partir de uma actividade que envolveu todos os alunos e agentes educativos:  pintámos  de várias cores o muro branco à entrada da EBI e animámos livros subordinados ao tema.
Quisemos pintar todos os que “cabem” dentro da escola: alunos, professores e funcionários (mais tarde, as famílias). Tendo por base o livro A Cor Instável, de João Paulo Cotrim e Alain Corbel, a ideia foi reforçar que “…nada é a preto e branco. E que cada um pode ser arco-íris.”


Meninos de Todas as Cores

Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
É bom ser branco
porque é branco o açúcar, tão doce,
porque é branco o leite, tão saboroso,
porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
É bom ser amarelo
porque é amarelo o Sol
e amarelo o girassol
mais a areia da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia:
É bom ser preto
como a noite
preto como as azeitonas
preto como as estradas que nos levam para
toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.
Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
É bom ser vermelho
da cor das fogueiras
da cor das cerejas
e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:
É bom ser castanho
como a terra do chão
os troncos das árvores
é tão bom ser castanho como um chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar
amarelo como o Sol
preto como as estradas
vermelho como as fogueiras
castanho da cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Luísa Ducla Soares




Dormindo com os Livros e com as Bruxas na Biblioteca


No dia 28 de outubro, algumas bruxas e fantasmas rebeldes desviaram-se da migração de aberrações, que só deveria chegar à Terra no dia das Bruxas, e aterraram na Biblioteca do  Agrupamento de Escolas de Ferreiras.
Foram elas as professoras Marina Sampaio (coordenadora do PNL), Fátima Nunes (a professora bibliotecária), Sónia Fazenda (coordenadora do  Projecto Escolhas) e Filipe Pereira (Dinamizador Comunitário do Projecto Escolhas).
 Os alunos da turma + de 8.º ano gostaram da rebeldia destas criaturas bruxuleantes e, juntamente com os melhores amigos de todos, os livros, pernoitaram na Biblioteca.
Juntos prepararam uma poção mágica, resultante do verdadeiro poder dos livros - o de criar realidades alternativas através da imaginação: houve teatro de sombras, leitura de contos alusivos à época por parte dos alunos, concurso de abóboras, arte em plasticina, um pequeno filme assustador, uma atividade interativa numa casa assombrada, um relato aterrador da bruxa Belzebu Caldeirão, um vídeoclip horroroso, uma ceia fantasmagórica e, obviamente, uma leitura enfeitiçada antes de adormecer…
De manhã,  as criaturas, ensonadas,  retomaram o seu caminho, juntando-se aos da sua espécie e os jovens, ainda enfeitiçados pela magia dos livros e da noite passada na  Biblioteca, regressaram à rotina das suas vidas com o desejo de repetir a experiência .
 Foi mais uma edição de “ Dormindo com os Livros” na Biblioteca, de que muito nos temos vindo a orgulhar…


Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O mês de Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo o lema do presente ano lectivo é "Capacitar Estudantes para a Vida".

Dormindo com os livros II - Jardim de Infância

No passado dia 01 de Abril realizou-se mais um "Dormindo com os Livros II". Tratou-se de mais uma noite passada na biblioteca da Escola E.B.I.de Ferreiras, desta vez com meninos do Jardim de infância.

Após o sucesso da 1.ª edição desta actividade, tínhamos mesmo que repetir... Foi um sucesso...estes pequeninos nunca mais vão esquecer os momentos vividos: as histórias, os fantoches, os palhaços...



Visita do J.I. de Vale Serves à E.B.I.

No passado dia 11 de Janeiro os meninos do J.I. de Vale Serves visitaram a escola sede. Começaram pela E.B.1, onde visitaram a Biblioteca e uma sala de aulas. Posteriormente visitaram a E.B.2,3, onde assistiram a duas peça de teatro encenadas pelo professor Óscar com a sua turma de teatro do 7.ºano. Para finalizar o Director, professor António Martins, contou a história: " O meu gato é muito louco", que deliciou todos os meninos.

Natal: Hora do Conto

No dia 16 de Dezembro os nossos excelentes contadores de Histórias: Professora Paula Montezinho, Professora Claudia Cavaco, Professor António Martins e Professora Teresa Cabrita encantaram os alunos do 1.ºB, 4.ºA, 6.ºA e 5.ºC com histórias de Natal.


Hora do Conto


No dia 14 de Dezembro a Professora Teresa Cabrita foi contar uma História: O Nabo Gigante, à turma do 2.º A. A Professora Angela Amaral contou à turma do 2,ºB a história da Oficina do Pai Natal, desenvolvendo de seguida uma actividade plástica, que as crianças adoraram.

Dramatização da história: Vamos à Caça do Urso

No dia 30 de Novembro a Assistente Operacional Natércia e alguns alunos do 3.º ano dramatizaram a história Vamos à Caça do Urso para os meninos do Jardim de Infância de Vale Serves. Os pequeninos adoraram a actividade.

Dramatização da história: Vamos à Caça do Urso

No passado dia 30 de Novembro alguns alunos do 3.º ano deslocaram-se ao Jardim de Infância de Ferreiras para dramatizar a história de Vamos à caça do Urso, encenada pela técnica operacional Té.







Concurso de Leitura

No dia 04 de Novembro toda a escola, desde o 2.º ano até ao 9.º ano e turmas Cef, participou no Concurso de Leitura realizado na Biblioteca.Os alunos de cada turma elegeram o seu representante para competir com os representantes das outras turmas do mesmo ano. Foi um dia inteiro cheio de Leituras...

Director da Avezinha fala sobre Jornalismo

O Sr Aleluia Martins, director do Jornal avezinha, esteve à conversa com os alunos da E.B.I. na Semana da Leitura de Ferreiras.