Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2016

EXPOSIÇÃO "AJUDARIS15"

A escrita, a leitura e a cidadania de mãos dadas - é esse o propósito da Associação Ajudaris desde 2008. Está a decorrer na Biblioteca da EB 2, 3 de Ferreiras , de 21 a 27 de abril, a Exposição “Ajudaris”, um conjunto de ilustrações criadas a propósito das histórias escritas por alunos das escolas do distrito de Faro que integraram o Projeto. A Biblioteca convida toda a comunidade escolar a apreciar o trabalho dos ilustradores e a desfrutar das Histórias da Ajudaris ( edições de 2011,2013 e 2015), disponíveis para leitura e requisição. A presença de todos será bem-vinda.

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES

No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!

PROJETO "NOVOS CONTADORES DE HISTÓRIAS"

 No dia 14, foram apresentados os trabalhos das turmas A e C do 8.º ano, orientados pelas professoras Anabela Lima e Marina Sampaio, no âmbito do Projeto Novos Contadores de Histórias, promovido pela Biblioteca Municipal de Albufeira. A turma A aproveitou um cenário de festa para dramatizar pequenas histórias que se entrelaçaram e a turma C apresentou trabalhos em teatro de sombras coloridas. Obrigada a todos os que colaboraram!

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES AO 4º ANO, DA ESCOLA DE FONTAINHAS"

Livros, filmes, computadores e jogos… Como beneficiar deles na Biblioteca? Quais as regras de utilização deste espaço? Foi o que vieram saber, no dia 7, os alunos do 4.º ano da Escola das  Fontainhas, à nossa Biblioteca, com os seus padrinhos e madrinhas de Ferreiras. E ainda ouviram uma história de José Eduardo Agualusa sobre camelos que comeram livros e ficaram sábios!   Obrigada a todos os que colaboraram!

"A HORA DE ALMOÇO DAS 3ªS FEIRAS"

 É o momento dos alunos da Escola do 1º ciclo de Ferreiras  mostrarem o seu talento uns aos outros. Esta semana, a Rafaela, a Bruna e a Fabiana do 3B , inspiradas no livro Anedotas de animais, pegaram nos fantoches e prepararam um momento muito divertido para todos.  Para a semana há mais!   O nosso obrigado.  

" HORA DO CONTO, NA BIBLIOTECA DO 1º CICLO DE FERREIRAS "

Um dia, um investigador descobriu uma nova palavra: ACHIMPA. Ninguém sabia o que significava nem a que classe de palavras pertencia. Ainda assim, toda a gente passou a dizer achimpa quando e como bem lhe apetecia. Até que alguém descobriu que 'achimpa' era um PERLINÇO! - e mesmo não sabendo o que isso é, todos os meninos da Escola do primeiro ciclo de Ferreiras  inventaram bastantes perlinços na hora do conto deste mês.  Achimpa para todos! Obrigado.

" O PASTOR E A DONZELA "

No dia 12 de abril, a biblioteca esteve animada! No intervalo da hora de almoço, alguns alunos do 4A apresentaram ao público a peça de teatro de fantoches ' O pastor e a donzela '.