Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2014

Oficina de escrita criativa 6º B e 8º A

No dia 26 de Março, realizámos mais uma oficina de escrita criativa, com a turma 6º B, durante a aula de Português do Prof. Jorge Serra. No dia 28 de Março foi a vez da turma 8º A aprender algumas técnicas de escrita e dicas para soltar a criatividade.

Ondina Santos nos jardins de infância

Esta semana, a escritora Ondina Santos presenteou-nos com a sua visita aos jardins de infância de Ferreiras e Vale Serves, para três sessões de histórias cantadas. Mais uma vez a sua presença revelou-se muito divertida e animada. Os mais pequenos ficaram rendidos às suas canções e à sua simpatia.

Teatrinho de sombras

A turma do 9º ano de CEF-Bar preparou na disciplina de Português, com a Profª Marina Sampaio, um teatrinho de sombras, a partir de contos tradicionais, que apresentou às crianças dos dois jardins de infância de Ferreiras. O JI de Ferreiras aproveitou para fazer uma pequena caminhada e visitar a nossa escola/biblioteca. Assim, aproveitaram e assistiram à exposição de trabalhos sobre a história do papel, realizados por alguns alunos. O JI de Vale Serves, como está geograficamente mais longe, receberá a visita dos alunos nas suas próprias instalações, no dia 31 de Março. 

Atelier de poesia 5º A, 5ºC e 6ºA

Durante esta semana, a profª Marina Sampaio dinamizou um atelier de poesia com as turmas 5º A, 5ºC e 6º A.

Regulamento do concurso de escrita criativa 'Escrever... por tudo e por nada'

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA Regulamento Concurso de Escrita Criativa - ‘ Escrever… por tudo e por nada ’ é um concurso literário promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Ferreiras. O concurso é divido em duas partes, sendo elas: Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos de 3º e 4º ano, em que estes deverão criar um texto cómico, na continuação de um parágrafo de uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Variante B) ‘ Escrita livre’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos do 2º e do 3º ciclo, com tema livre. Os textos a concurso estarão disponíveis para votação no Facebook da Biblioteca Escolar das Ferreiras, de forma anónima e os textos finalistas serão os que tiverem mais ‘ likes ’. 1.       Objetivos a)       Fomentar hábitos de leitura e escrita nos alunos de todos os níveis de ensino (desde o 1º até ao 3º ciclo). b)       Incentivar à escrita de diferentes tipos de textos. c)       Promover a cooper

Concurso de escrita criativa 'Escrever... por tudo e por nada'

Oficina de escrita criativa

No dia 20 de Março, realizámos na nossa biblioteca uma Oficina de escrita criativa, com a turma 9ºC. Durante a Semana da Leitura, que este ano irá decorrer entre 24 e 28 de Março, irá ser levado a cabo um concurso de escrita criativa intitulado ‘ Escrever… por tudo e por nada ’ - um concurso literário promovido pela biblioteca escolar , dirigido aos alunos do 3º ao 9º ano. Os alunos poderão concorrer escrevendo um conto de sua autoria e dando asas à sua criatividade. Para os ajudar nesta iniciativa, a equipa da biblioteca está a promover oficinas de escrita, junto das turmas do 2º e do 3º ciclo,  onde os alunos poderão aprender várias técnicas e exercícios para criar as suas próprias histórias e explorar a sua imaginação.

«Floquinhos de Sol» com Mara Guerreiro

Mara Guerreiro, psicóloga clínica e autora do livro lúdico-pedagógico «Floquinhos de Sol», da coleção Miminhos do Ó-Ó, apresentou ontem, na biblioteca da Eb23, o seu projeto.  Um livro muito original, com carate rísticas muito especiais, para ser vivido, sentido e partilhado.  O(a)s menino(a)s do 1º A ficaram assim a conhecer o Elefante Matateu e a formiga Têre, entre outras personagens, intercaladas com agradáveis massagens. Esperamos em breve outra visita!  Mais fotos no blog da autora em: http://bit.ly/1l3faAU

Desfile de Carnaval - exibição de filme

Hoje os nossos alunos puderam assistir à e xibição de um pequeno filme, na biblioteca da Eb1, com as fotografias tiradas no desfile de Carnaval, durante o intervalo depois do almoço. 

Teatro de fantoches ' O coelhinho Tremeliques'

Hoje foi dia de teatro de fantoches, na biblioteca da EB1, para as turmas 2ºA e 2º B. No mês de Março, a história escolhida para a Hora do Conto, para os 1ºs e para os 2ºs anos, foi 'O coelhinho Tremeliques' de Kes Gray. Os alunos puderam assistir a uma adaptação da história, dinamizada pela Vanda e pela Té, que nos fala de um jovem coelhinho, que acaba de descobrir que os seus pais, a vaca Mil-Folhas e o cavalo Caniço, não são seus pais biológicos. A sua reacção não é a melhor, mas, no fim, todos percebem que para pertencer a uma família não é preciso ter nascido da barriga da mãe. Uma história comovente, que, de forma ternurenta e sensível, quebra barreiras para abordar um tema da vida real.