Avançar para o conteúdo principal

Regulamento do concurso de escrita criativa 'Escrever... por tudo e por nada'

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Regulamento
Concurso de Escrita Criativa - ‘ Escrever… por tudo e por nada’ é um concurso literário promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Ferreiras.
O concurso é divido em duas partes, sendo elas:
Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos de 3º e 4º ano, em que estes deverão criar um texto cómico, na continuação de um parágrafo de uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Variante B) ‘Escrita livre’ - Concurso de escrita dirigido aos alunos do 2º e do 3º ciclo, com tema livre. Os textos a concurso estarão disponíveis para votação no Facebook da Biblioteca Escolar das Ferreiras, de forma anónima e os textos finalistas serão os que tiverem mais ‘likes’.

1.      Objetivos
a)      Fomentar hábitos de leitura e escrita nos alunos de todos os níveis de ensino (desde o 1º até ao 3º ciclo).
b)      Incentivar à escrita de diferentes tipos de textos.
c)      Promover a cooperação e articulação entre diferentes níveis de ensino.
d)      Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades escolares dos educandos.

2.      Destinatários
O concurso destina-se aos alunos do 2º e 3º ano do 1º ciclo; e aos alunos do 2º e do 3º ciclo da EBI de Ferreiras. Os trabalhos deverão ser realizados nos tempos livres, nomeadamente: aulas de substituição, espaço da(s) bibliotecas escolar(es); oficina de escrita criativa, em casa, etc.
A participação no concurso é individual e cada aluno poderá participar com três trabalhos, no máximo.
Os alunos que participem no ‘ Histórias que façam sorrir’ deverão solicitar e entregar os seus textos na ficha disponibilizada na BE do 1º ciclo.
Os alunos que participem no ‘Escrita livre’ deverão enviar os seus textos para o email biblioteca1cicloferreiras@gmail.com ou enviá-los por mensagem para https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-de-Ferreiras

3 – Calendarização e entrega

Os trabalhos para a Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ deverão ser entregues até ao dia 2 de Abril de 2014;

Os trabalhos para a Variante B) ‘Escrita livre’ deverão ser enviados até às 00H do dia 22 de Abril de 2014.

4 – Critérios de seleção

A avaliação dos textos efetuar-se-á segundo os seguintes critérios:
a)      Coesão e coerência textual;
b)      Correção ortográfica;
c)      Originalidade/criatividade;
d)      Riqueza vocabular;
e)      Mensagem transmitida.

Os trabalhos concorrentes à Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ não deverão exceder o espaço reservado para o efeito, no próprio impresso de inscrição no concurso, a obter junto da equipa da biblioteca escolar.
Os trabalhos concorrentes à Variante B) ‘Escrita livre’ não deverão exceder o espaço referente a um 1 folha A4, escrito no Word, com tamanho de letra 12, letra tipo Arial.

5 – Júri

Os trabalhos para a Variante A) ‘ Histórias que façam sorrir’ serão avaliados por membros da biblioteca escolar e elementos da Direção e serão eleitos 2 vencedores.

Os 5 trabalhos para a Variante B) ‘Escrita livre’ com mais ‘likes’ (a contagem é feita por ano escolar do concorrente) serão considerados finalistas. Os trabalhos finalistas serão apresentados a um júri composto por elementos da biblioteca escolar e elementos da Direção, sendo assim eleitos os cinco vencedores (um vencedor por cada ano escolar).
Se o júri entender poderá atribuir menções honrosas aos textos não-finalistas.

6 – Disposições finais

Todos os alunos participantes concedem autorização aos promotores do concurso, ou seja, Biblioteca Escolar de Ferreiras, para utilização exclusiva do produto final, assegurando a respetiva autoria.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Miúdos a votos.Quais os livros mais fixes? _ Edição 2022-2023

    Ano Novo, Campanha Nova.    A Biblioteca Escolar volta a desenvolver a iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” , uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.      Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso”.   Os alunos do 5.º ano seguirão os passos de um processo eleitoral político para eleger o livro preferido pelos alunos portugueses a partir dos livros nomeados para este ano.       Atividades a desenvolver:        - Participação numa sessão de esclarecimento sobre como se organiza uma campanha eleitoral;        - Organização da campanha eleitoral (de 5 de janeiro a 17 de fevereiro): criação de cartazes, autocolantes, panfletos, podcasts ... tudo para  tentar convencer os colegas a ler o livro escolhido e a votar no mesmo.      - Dinamização da campanha eleitoral (de 23 de fevereiro a 3 de março):

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES

No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!