Avançar para o conteúdo principal

Jorge Serafim, Um Talento Sem Fim... Em Ferreiras!



De aparência robusta e afável, simples, mas marcante, apresentando-se com óculos de armação azul e sapatilhas coloridas, Jorge Serafim, a convite da Biblioteca Escolar de Ferreiras, e com a colaboração do Projeto Escolhas, visitou nos dias 18, 19 e 20 de abril o Agrupamento de Escolas de Ferreiras e a própria localidade e brindou os ouvintes com o seu talento genuíno para contar histórias.

Cantou, dançou, torceu a língua, o nariz, as orelhas, a boca, o corpo. Imitou tiques, pronúncias, sotaques, fez caretas, gestos e andares engraçados. Imitou animais, velhos, bruxas, Deus e o diabo, a mãe e o rapaz, o avô e o político, a árvore, mostrou livros divertidos e sérios, coloridos e sombrios, grandes e pequenos. Divulgou o seu próprio livro – Sonhar ao Longe…- para leitores de todas as idades

Serafim é o verdadeiro contador de histórias, histórias tradicionais portuguesas e do mundo: um narrador de humor espontâneo, capaz de prender a atenção de todos os rostos que o ouvem e que o veem, arrancando gargalhadas frequentes a crianças, jovens e adultos que, contorcendo-se de riso, por  vezes até às lágrimas, corresponderam sempre aos seus desafios, respondendo às perguntas, imitando sons, completando frases, repetindo os seus gestos.

Beneficiaram das suas histórias todas as crianças dos Jardins de Infância de Ferreiras e de Vale Serves e todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos e do 7.º ano do Agrupamento em sessões que decorreram ao longo da sua estadia na localidade. Foi aplaudido na ASCRATIA, no dia 20 de Abril  por mais de duas centenas de pessoas.

Este contador de histórias, orgulhosamente alentejano e com nome de anjo,  despediu-se de todos com o desejo  de regressar e despertou, em  todos aqueles que o conheceram de perto,  a  vontade de o receber novamente para mais momentos de boa disposição e novas aventuras saídas dos livros e das viagens dos contos que narra.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Miúdos a votos.Quais os livros mais fixes? _ Edição 2022-2023

    Ano Novo, Campanha Nova.    A Biblioteca Escolar volta a desenvolver a iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” , uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.      Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso”.   Os alunos do 5.º ano seguirão os passos de um processo eleitoral político para eleger o livro preferido pelos alunos portugueses a partir dos livros nomeados para este ano.       Atividades a desenvolver:        - Participação numa sessão de esclarecimento sobre como se organiza uma campanha eleitoral;        - Organização da campanha eleitoral (de 5 de janeiro a 17 de fevereiro): criação de cartazes, autocolantes, panfletos, podcasts ... tudo para  tentar convencer os colegas a ler o livro escolhido e a votar no mesmo.      - Dinamização da campanha eleitoral (de 23 de fevereiro a 3 de março):

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES

No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!