Avançar para o conteúdo principal

Dormindo com os Livros e com as Bruxas na Biblioteca


No dia 28 de outubro, algumas bruxas e fantasmas rebeldes desviaram-se da migração de aberrações, que só deveria chegar à Terra no dia das Bruxas, e aterraram na Biblioteca do  Agrupamento de Escolas de Ferreiras.
Foram elas as professoras Marina Sampaio (coordenadora do PNL), Fátima Nunes (a professora bibliotecária), Sónia Fazenda (coordenadora do  Projecto Escolhas) e Filipe Pereira (Dinamizador Comunitário do Projecto Escolhas).
 Os alunos da turma + de 8.º ano gostaram da rebeldia destas criaturas bruxuleantes e, juntamente com os melhores amigos de todos, os livros, pernoitaram na Biblioteca.
Juntos prepararam uma poção mágica, resultante do verdadeiro poder dos livros - o de criar realidades alternativas através da imaginação: houve teatro de sombras, leitura de contos alusivos à época por parte dos alunos, concurso de abóboras, arte em plasticina, um pequeno filme assustador, uma atividade interativa numa casa assombrada, um relato aterrador da bruxa Belzebu Caldeirão, um vídeoclip horroroso, uma ceia fantasmagórica e, obviamente, uma leitura enfeitiçada antes de adormecer…
De manhã,  as criaturas, ensonadas,  retomaram o seu caminho, juntando-se aos da sua espécie e os jovens, ainda enfeitiçados pela magia dos livros e da noite passada na  Biblioteca, regressaram à rotina das suas vidas com o desejo de repetir a experiência .
 Foi mais uma edição de “ Dormindo com os Livros” na Biblioteca, de que muito nos temos vindo a orgulhar…


Mensagens populares deste blogue

FRANCISCO CANTANHEDE,PROFESSOR DE HISTÓRIA E AUTOR DE MANUAIS ESCOLARES

No dia 5 de abril de 2016, a convite da editora Texto recebemos Francisco Cantanhede, professor de história e autor de manuais escolares que nos deixou um excelente testemunho pessoal sobre o 25 de abril. Os alunos do 6º e 9º anos assistiram à atividade em silêncio, revelando interesse e motivação em relação ao tema exposto. Foi uma atividade conjunta do departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar. O nosso Obrigado a todos os que contribuíram!

Miúdos a votos.Quais os livros mais fixes? _ Edição 2022-2023

    Ano Novo, Campanha Nova.    A Biblioteca Escolar volta a desenvolver a iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” , uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.      Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso”.   Os alunos do 5.º ano seguirão os passos de um processo eleitoral político para eleger o livro preferido pelos alunos portugueses a partir dos livros nomeados para este ano.       Atividades a desenvolver:        - Participação numa sessão de esclarecimento sobre como se organiza uma campanha eleitoral;        - Organização da campanha eleitoral (de 5 de janeiro a 17 de fevereiro): criação de cartazes, autocolantes, panfletos, podcasts ... tudo para  tentar convencer os colegas a ler o livro escolhido e a votar no mesmo.      - Dinamização da campanha eleitoral (de 23 de fevereiro a 3 de março):